top of page

O que você acredita sobre liderança, te impulsiona ou te limita?

Desde a sua infância, você vem sendo influenciado pelas pessoas e situações a sua volta.


O que você acredita hoje sobre liderança, vem se formando através das suas experiências, com seus pais, irmãos, amigos e professores.


Algumas pessoas acreditam que o líder já nasce pronto ou que só será um líder se tiver um cargo. Só que não é bem assim!


Todos os conceitos que você construiu sobre liderança tiveram como base a sua experiência pessoal que foi somada aos cursos que você já fez.


Quando você nasceu o seu cérebro estava completamente vazio, como um livro pronto para ser escrito. Com as suas experiências diárias, estes espaços foram sendo preenchidos, formando o que você acredita hoje e, consequentemente, refletindo quem você é.


O que você acredita, reflete quem você é!

Como as experiências são individuais, a forma de ver as coisas varia de pessoa para pessoa. Isto, é a sua percepção é subjetiva, e passa por um processo de filtro, ou seja, a forma de interpretação dos fatos que você vive, depende totalmente dos valores que você observou ou que foram te ensinados ao longo da vida.


Estou falando que as coisas que você acredita (crenças) sobre você mesmo, os outros e as situações, foram sendo construídas de acordo com suas próprias experiências e, portanto, tomadas como verdade por você.


Eu vejo isso acontecendo por diversas vezes. Já me deparei com empresários que tiveram uma experiência ruim com chefes e quando se tornam donos, preferem assumir uma postura mais paternalista e se veem mais como um colaborador do que o empresário, deixando a vaga de dono vazia.


Já presenciei também líderes sendo promovidos a gerentes mas que continuam executando as funções anteriores, muitas vezes porque acreditam que são tão bons naquilo e que foi isso que os levou a serem promovidos que não podem deixar de fazê-lo. Outras vezes porque não se sentem confiantes com os subordinados para delegarem as atividades, mas isso é assunto para um outro artigo.


O que eu estou querendo te dizer aqui é que: As suas crenças quando positivas, podem te impulsionar na superação de desafios e geração de ações de sucesso. Porém, elas também podem ser negativas e, consequentemente, capazes de limitar suas conquistas. Essas últimas, chamadas de crenças limitantes, inibem suas ações e criam sabotadores, que muitas vezes fazem com que você perca grandes oportunidades.


Crenças quando positivas te impulsionam e  quando negativas, limitam suas conquistas.

Você já escolheu não começar algo na sua vida por não se achar capaz de realiza-lo?


Essa sua decisão foi tomada com base em alguma crença que você já construiu e está aí, ao seu lado. Muitas vezes essa crença pode te deixar na dúvida de como agir, ou pior, se deve agir.


Reflita agora: não é porque alguém disse que você é incapaz de liderar que isso é de fato uma verdade! Não é porque você teve uma experiência ruim, que não deu certo uma vez, que todas as outros serão um desastre. Entendeu?


Assim como os seus hábitos, as crenças são passíveis de mudanças. O que você precisa fazer é dar outro significado para elas.


Convido você a pensar sobre algumas de suas crenças limitantes:

  1. Pense em algum comportamento de liderança que você quer muito desenvolver, mas ainda não tem.

  2. Responda: o que te impede de ter isso?

  3. Liste quais são as evidências que te fazem pensar que isto é verdade.

  4. Encontre evidências em outros locais (ou pessoas) de coisas opostas.

  5. Reflita o que você ganha e o que você perde em ultrapassar essa insegurança causada pela crença limitante identificada;

  6. Por fim, compare as vantagens e desvantagens de não tentar nada e permanecer onde está.

  7. Decida em que vai acreditar a partir de agora.

  8. Trace um plano de ação para implementar novos hábitos.

  9. Comece a praticar! É só a prática e os resultados que te farão mudar essa crença.


Tenha em mente que, muitas vezes, ter um baixo resultado é melhor do que ficar parado, já que essa iniciativa te levará pelo menos a um aprendizado para futuras ações.


Desta maneira, você se sentirá mais preparado para atingir resultados incríveis em tudo que se propuser a fazer!


Agora é com você! Comece hoje a ser o líder que você quer se tornar no futuro.


Grande abraço,



120 visualizações0 comentário
bottom of page